2 de jun. de 2010

Ele fala X, eu entendo Y





Mulheres falam 25 mil palavras por dia. Homens falam 15 mil. Ou seja: os casais têm cerca de 40 mil vocábulos à sua disposição entre o momento em que acordam e o instante em que vão dormir - o que dá quase 1,6 mil palavras por hora. Ainda assim, não se entendem. Sim, porque se você nunca passou por situações em que teve certeza absoluta de que não fala a mesma língua que ele, saiba que está na contramão das evidências científicas.


O ESTUDO DO CÉREBRO E DO NARIZ
Pesquisadores de todo o mundo já usaram poderosos instrumentos de ressonância magnética para revirar os cérebros de ambos os sexos. No final, chegaram à mesma conclusão usada no título de um clássico da auto-ajuda que vendeu mais de quinze milhões
de exemplares desde que foi lançado, em 1992: Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus.

No livro que definiu homens como marcianos e mulheres como venusianas, o terapeuta John Gray fez um listão das principais diferenças entre os gêneros. Segundo ele, homens e mulheres usam as mesmas palavras, mas de maneiras diferentes. Eles levam tudo ao pé da letra. Elas exageram e generalizam.

No ano passado, Catherine Dulac, pesquisadora do Instituto Médico Howard Hughes, divulgou o resultado de suas pesquisas sobre o assunto. Ao que tudo indica, essas diferenças poderiam ser explicadas por um pequeno órgão chamado vemeronasal, localizado no nariz. Esse pequeno órgão apresenta um grande número de células receptoras de feromônios - odores primitivos responsáveis pelas reações que envolvem agressividade e sexo. Parece que a doutora provocou um curto-circuito no orgãozinho dos camundongos e as fêmeas começaram a se comportar como os machos.



ELES SÃO ASSIM...
>> Quando estão em crise, preferem o silêncio e a solidão
>> Precisam de "amor confiante"
>> Adoram sentir-se necessários
>> Usam mais o lado esquerdo do cérebro, o racional


E ELAS SÃO ASSADO...
>> Na hora do aperto, tagarelam para se acalmar
>> Precisam de "amor carinhoso"
>> Amam ser acalentadas
>> Usam mais o lado direito do cérebro, o da intuição



Seja no nariz, ou no cérebro - onde a maioria dos pesquisadores acreditam estar as razões para a diferenças entre homens e mulheres - na vida prática essas questões estão longe de serem resolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário